MSA Imóveis - Imobiliária especialista nos bairros de Perdizes, Pompeia e Pinheiros

VOCÊ SABE O QUE É PÓS-VERDADE?


VOCÊ SABE O QUE É PÓS-VERDADE?

Nunca vi nem comi, eu só ouço falar…” (Zeca Pagodinho, Caviar). E agora? Só que PÓS-VERDADE foi eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford. Palavra do ano? Se é assim, ela já vem rolando há algum tempo, certo? Pois é. De uns dois meses para cá, venho ouvindo/lendo este termo com frequência. Pós-verdade “é o cenário contemporâneo em que as pessoas reagem a campanhas por meio das emoções, e já não mais a partir dos fatos” (Diogo Bercito, Folha de São Paulo, 20/11). Pós-verdade “é o ecossistema em que fatos e a verdade não importam. Você atrai a atenção, desperta emoções, e continua. Você pode surfar essas emoções” (Barack Obama, em entrevista à revista “The New Yorker”, FSP 20/11).

Complicada essa palavra…. Mas vamos trazer para nossa realidade para tentar entendê-la. “A crise é grave, escuto. Nossa, essa crise horrível acabou com nosso mercado (!), digo eu. As vendas de imóveis despencaram (!), leio. O mercado imobiliário não tem expectativa de melhora a médio prazo (!), informo. O locatário está atrasado com o aluguel, escuto. Vamos despejar logo, decreto. O preço deste imóvel está baixo, vejo. O proprietário está desesperado, falo logo. O app do imóvel vai acabar com a profissão de corretor (!), leio de novo. O app do imóvel é um absurdo e deve ser proibido (!), falo eu, do alto da minha sapiência…”

Será que é assim mesmo ou eu reagi e agi simplesmente baseada nas minhas emoções? Será que eu verifiquei os fatos, verifiquei a verdade? Será que eu reagi e agi de forma crítica? Será que eu me aprofundei naquelas informações?

Tenho certeza que não. Tenho certeza que a crise é séria mas vamos solucioná-la. Sim, o número de imóveis vendidos diminuiu, mas nada que o mercado já não tenha visto antes e trabalhado para corrigir. O inquilino está atrasado mas podemos avaliar e solucionar o débito sem judicializar (sim, é uma palavra horrorosa) a questão. Posso apurar que o preço do imóvel apenas se ajustou após o boom imobiliário. O app do imóvel é apenas a versão digital da plaquinha “Vendo. Direto com o Proprietário”.

E então? Deu para entender um pouquinho do que é pós-verdade? Vamos parar de reagir e agir somente com a emoção, induzidos por campanhas, sejam elas quais forem? Vamos ser um pouquinho mais racionais nesse nosso admirável mundo novo? Vamos pensar por nós mesmos?

FICA A DICA.

Ana Regina R. T. Martins – OAB/SP 82.640




Adicionar comentário