VOCÊ SABE O QUE É HOME STAGING?

  • por

O Home Staging é uma técnica muito utilizada em países na América do Norte e Europa, com o objetivo de diminuir o tempo de venda de um imóvel no mercado, potencializando-o e gerando mais lucro através de técnicas que vão muito além de uma encenação dos ambientes. Para se obter sucesso, é recomendado um conhecimento geral sobre design e arquitetura de interiores.

No sentido literal da palavra, Home Staging significa “encenação da casa”.
O conceito surgiu nos Estados Unidos na década de 70, pela corretora de imóveis Barb Schwarz que tinha vivências na área de teatro e cenografia e quando iniciou suas atividades no mundo imobiliário, uniu seus conhecimentos para preparar o imóvel como se fosse um cenário e encantar possíveis compradores.

A estratégia dela deu tão certo, já que ao invés de mostrar o imóvel vazio ao cliente, que muitas vezes não tem noção de espaço, entrar com a encenação ajudou aos possíveis compradores a se ver como moradores naquele lugar, por conta dos móveis e da estética desenhada para deixá-los encantados.

O Home Staging além de ser uma técnica de preparar os imóveis para venda é uma estratégia de negócio que agiliza a comercialização de um imóvel e pode até agregar valor à propriedade.

Essa encenação pode ser feita tanto com os móveis que estão no imóvel, quanto com móveis cenográficos e até mesmo com móveis alugados.

Nos Estados Unidos, 8 em cada 10 imóveis são vendidos com Home Staging e até 80% mais rápido que os imóveis que não passaram pela técnica.

Você já parou para pensar quanto um proprietário tem de despesa mensal, semestral ou anual com um imóvel parado?

Um proprietário que não investe em arrumar pequenos problemas como: Vazamentos, pintura, renovação do piso de madeira, etc., pode ter prejuízo na venda, pois sempre pedirão muito abatimento no valor para consertar o que não foi aparentemente consertado.

Na maioria das vezes, perde-se mais dinheiro dando abatimentos no valor do imóvel, do que investir em Home Staging!

Essa ferramenta se usada corretamente por especialistas beneficia todas as partes!

As pessoas pensam assim: “Se vou vender um imóvel, não vou investir mais nele”. Certo?

Errado!!! É justamente nesse momento que você tem que preparar seu imóvel como se ele fosse um produto de uma loja que vai ser colocado na vitrine.

E essa vitrine em que vai se colocar as fotos do seu imóvel é a Internet.

É nos portais imobiliários onde os clientes que estão procurando imóveis para alugar ou comprar vão procurar algo que lhes chame atenção.

Por isso a importância de se preparar bem o imóvel, deixando o ambiente com uma decoração clean, despersonalizada (retirando objetos de uso pessoal), uma boa iluminação, ambiente harmônico e aconchegante e fotos de boa qualidade.

E por que investir em home staging?

  • 99% dos imóveis não estão preparados para a venda.
  • 90% das buscas por imóveis ocorrem via internet.

E a principal atração para um potencial comprador são as fotos do imóvel.

Atualmente e principalmente pelo momento de pandemia que estamos passando, as visitar on-line têm sido cada vez mais comuns. Os proprietários fazem o home staging, contrata fotógrafos e fazem vídeos profissionais, para serem enviados aos clientes, que só decide fazer a visita pessoalmente, naquele imóvel que realmente o interessa.

Normalmente, segundo pesquisas, a decisão de compra se dá nos primeiros minutos de uma visita, o que quer dizer que nunca temos chance de causar uma segunda boa impressão. Portanto tem que ser paixão à primeira vista!

O Home Staging usa técnicas de psicologia e marketing para fazer com que esta paixão aconteça de imediato.

É muito importante ressaltar que Home Staging não é decoração, existem regras que devem ser aplicadas para que essa técnica tenha efeito positivo sobre a venda de um imóvel. E quando se faz decoração de uma casa, ela é voltada para o perfil do dono do imóvel. Já o Home Staging é voltado para o público que se deseja chamar a atenção.

O tempo médio do imóvel a venda com Home Staging é expressivamente menor (cerca de 80% mais rápido). Está comprovada sua eficiência no mercado brasileiro com diversos “cases” de sucesso que as profissionais que atuam nesse segmento, vêm tendo com essa técnica.

Podemos até afirmar que o Home Staging é uma ferramenta que faz milagres. Com simples mudanças traz grandes resultados!

Com base em estatísticas, pode-se afirmar que o brasileiro troca de casa em média 3 vezes durante toda a vida. Ao passo que os americanos se mudam cerca de 08 vezes.
Esse “desapego” do americano e também dos europeus, pelo imóvel facilita a implantação do home staging, pois os proprietários se tornam mais abertos a realizar as alterações necessárias. 

Eles aceitam ser mais “móveis”. Nos EUA ou na Europa as pessoas se mudam para ficar perto trabalho. No Brasil, se fica muito mais tempo em um imóvel, mesmo que more longe do trabalho.
O brasileiro é muito mais apegado à casa, ao bairro e à região em que nasceu e cresceu. Isso faz com que sejamos resistentes as sugestões de terceiros sobre mudanças e melhorias.

O proprietário brasileiro perdeu a objetividade necessária para analisar o próprio imóvel e é aí que entra a profissional de home staging.

Sabe por que? “Porque a casa que a gente mora, não é a mesma que a gente vende”!

Sabendo-se disso, a Arquiteta Vânia Ziminiani e a Designer de Interiores Elizabeth Santos, especialistas em Home Staging, baseando-se no cenário brasileiro e focando em suas necessidades, adotaram parte da construção civil, cultura, design e a quebra de alguns paradigmas e trouxeram este conceito para a MSA, tornando real o sucesso nas vendas e locações aplicadas as técnicas de Home Staging para elevar o padrão de qualidade dos serviços prestados aos clientes! 

Arquiteta Vânia Ziminiani
Designer de Interiores Elizabeth Santos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *