MSA Imóveis - Imobiliária especialista nos bairros de Perdizes, Pompeia e Pinheiros
duas pessoas apertando as mãos para firmar um contrato!

Quem paga a comissão do corretor de imóveis


A comissão do corretor de imóveis é necessária, já que ele trabalha de forma autônoma ou como contratado em imobiliárias, de forma que facilite e sirva de intermediário entre quem compra e quem vende. Esse corretor de imóveis deve possuir formação especializada e cumprir com algumas normas preestabelecidas para que a sua comissão seja recebida.

duas pessoas apertando as mãos para firmar um contrato!
Fonte/Reprodução: Original – Canva

Que o corretor de imóveis recebe a taxa pela corretagem é um fato, mas muitas pessoas se perguntam quem paga essa comissão e se esse recebimento é assegurado por algum órgão. No decorrer do texto, você irá saber mais sobre a taxa de corretagem e terá informações sobre a importância de contar com a imobiliária na hora de adquirir ou alugar um imóvel.

Obter essas informações é fundamental para comprar ou para vender imóveis. Dessa forma, anotar todas as informações, tirar dúvidas e pesquisar é uma dica essencial tanto para os clientes e compradores quanto para os vendedores. 

O que faz um corretor de imóveis?

A profissão de corretor imobiliário foi regulamentada em 1962 e, a partir desse momento, os corretores foram reconhecidos como profissionais no Brasil. Os corretores imobiliários são os profissionais responsáveis ​​pelo acompanhamento das transações imobiliárias, desde a seleção dos imóveis até aos trâmites burocráticos e judiciais que suportam a exploração dos imóveis residenciais e comerciais.

De acordo com a lei, o corretor é o profissional que pode atuar como intermediário na venda, compra, permuta e locação de bens imóveis e expressar opinião sobre a venda. Os corretores podem adquirir, avaliar, vender, comprar e arrendar imóveis, administrar carteiras de investimentos imobiliários e apartamentos, bem como fornecer os documentos necessários para transações imobiliárias. 

A presença de um corretor de imóveis é essencial, pois o vendedor ou o cliente terão apoio e poderão tirar dúvidas sobre questões específicas que os corretores e as imobiliárias sabem com propriedade. 

O que é a comissão do corretor de imóveis?

A comissão do corretor de imóveis possui critérios de variação, como o tipo de imóvel e o tipo de operação, seja ela de venda, aluguel ou compra. Ela é calculada em forma de porcentagem em cima do valor total do imóvel, seja essa taxa cobrada de forma mensal ou apenas de uma só vez. 

Essa comissão pode ser cobrada em cima de cada mensalidade de aluguel do imóvel, ou com um valor fixo da venda de uma casa ou apartamento, por exemplo. Isso dependerá da imobiliária, caso o corretor seja contratado por uma, ou com o próprio corretor, se ele for autônomo.

A comissão é a remuneração financeira dada ao profissional, para que ele venda ou alugue o imóvel de forma mais facilitada, como um intermédio entre o dono do imóvel e o comprador, ou o inquilino. Os clientes e proprietários precisam ter em mente que uma parte do valor irá para o corretor de imóveis.

Quando o corretor recebe a comissão?

Ao anunciar um imóvel para venda ou aluguel, o preço ofertado já deve ter a inclusão do valor da corretagem, que é o valor que o corretor de imóveis recebe. O preço da comissão não deve ser adicionado em cima do preço que o imóvel foi avaliado, mas sim já estar inserido no valor total. 

Um chaveiro de uma casa nova
Fonte/Reprodução: Original – Canva

Se acontecer da negociação ocorrer, desde o início, entre o dono do imóvel e o comprador ou inquilino, o corretor de imóveis não tem direito a taxa de comissão, pois ele não teve nenhum papel nessa negociação. 

Há também a possibilidade de o corretor ter sido dispensado no período que antecede o contrato, porém, a venda do imóvel ter sido mediada por ele, assim o corretor de imóveis tem direito a sua comissão. Assim como nesse caso, se a ficha de visita ao imóvel for assinada pelo futuro comprador, o ganho da taxa de corretagem também deve ocorrer.

Quem paga a comissão do corretor de imóveis?

Com um papel fundamental no processo de venda ou compra, o corretor tem a possibilidade de receber uma comissão. Uma das dúvidas mais recorrentes dos clientes e proprietários de imóveis é quem paga essa comissão da corretagem. 

Corretor contratado por imobiliária 

A comissão do corretor é retirada de um percentual do valor da venda. No anúncio do imóvel, deve conter o valor de mercado, essa quantia é estipulada juntamente com o corretor. 

Corretor autônomo

O dono do imóvel também pode pagar pela comissão do corretor de imóveis. Também há como o comprador fazer dois pagamentos, um destinado ao vendedor do imóvel e outro destinado ao corretor.

Como é paga a comissão do corretor de imóveis?

Quando o corretor é um profissional autônomo, a comissão é paga por quem contrata os serviços, geralmente o dono do imóvel que foi vendido. No caso do corretor ser contratado por uma imobiliária, a taxa de comissão é paga para a empresa corretora de imóveis e o dinheiro é repassado para o corretor, posteriormente.

Qual porcentagem do valor total do imóvel é paga ao corretor?

A porcentagem do valor total do imóvel é a taxa de corretagem que é cobrada pela empresa imobiliária ou pelo corretor, no processo de compra e venda de imóveis. O valor dessa taxa cobrada pode variar de 6% até 10 % em cima do valor do imóvel. 

Geralmente, a taxa de corretagem cobrada em cima do valor de determinado imóvel já está incluída no valor total dele, assim não deve haver custo extra no momento da venda, além do que já foi acordado. Qualquer exceção deve ser combinada por meio de contrato e assinada pelo corretor, o vendedor – ou dono do imóvel – e o comprador. 

Todas as informações referentes às taxas devem estar claras. Portanto, caso o comprador não entenda e esteja com dúvidas, o corretor de imóveis deve explicar o contrato da melhor forma possível, para que problemas posteriores não ocorram. 

A comissão do corretor é prescrita no contrato de compra e venda de um imóvel?

Os corretores autônomos ou contratados de imobiliárias estão assegurados de forma escrita, por meio de um formulário de venda ou aluguel, no qual irá conter os dados do imóvel e do proprietário. O contrato é um documento essencial que contém os dados referentes ao imóvel, ao vendedor e ao corretor.

Um prototipo de casa está na mão de um homem
Fonte/Reprodução: Original – Canva

Nesse documento também há a taxa cobrada pela corretora de imóveis ou pelo corretor autônomo, expressa de forma clara em uma parte do contrato. O código do consumidor é um dos órgãos que atua de forma a defender esses compradores e exige que essa taxa esteja presente durante as negociações e contratos.  

Por que uma imobiliária é importante nessa hora?

A imobiliária é fundamental no momento da busca de imóveis. Com a ajuda desses profissionais, a segurança e a agilidade no processo de compra ou mesmo na hora de alugar,  é garantida. Com o apoio da imobiliária, todo o processo torna-se mais tranquilo para os clientes. 

Na imobiliária MSA, os clientes encontram suporte nesse momento tão importante. No site da imobiliária, é possível encontrar fotos e muitas informações de vários imóveis disponíveis no mercado. Além disso, as visitas, os preços e os contratos são todos feitos por corretores de imóveis qualificados. Todo o processo desde a assinatura dos contrato até a entrega de chaves é acompanhado pela MSA.

A MSA possui equipe jurídica própria e especializada no mercado imobiliário, o que traz ainda mais segurança ao seus clientes.

Como navegar pelo site da imobiliária MSA 

Ao acessar o site da imobiliária MSA, já se tem conhecimento dos telefones para contato. O WhatsApp também está disponível, caso seja mais viável para o cliente. Logo abaixo, algumas opções de comprar, alugar, novos e lançamentos estão disponíveis para que o cliente escolha e saiba mais sobre esses imóveis.

Se o cliente quiser saber mais sobre os lançamentos da MSA, basta clicar em “lançamentos” e uma nova página será aberta. Nessa página, o cliente pode colocar a localidade, o preço, o tipo de imóvel, quantos quartos, entre outras características. Também há a possibilidade de ver todos os imóveis, pois a página já mostra as opções gerais dos lançamentos. 

Ao clicar em uma delas, várias características do imóvel estão expostas como: quantos quartos, quantas vagas há na garagem, informações sobre o condomínio e até mesmo sobre a região. As informações são completas e ajudam de forma efetiva na hora de escolher o imóvel. 

Além disso, se houverem dúvidas referentes ao processo de compra ou locação ou mesmo se tiverem restado algumas sobre a comissão do corretor, basta entrar em contato com algum representante da MSA. Obrigado por nos acompanhar!


Adicionar comentário