MSA Imóveis - Imobiliária especialista nos bairros de Perdizes, Pompeia e Pinheiros
Tipos de pisos

Qual melhor piso para apartamento


Primeiramente, é considerável saber que há uma variedade de piso para apartamento, desde os mais coloridos e chamativos, até os mais elegantes e confortáveis. O piso também pode ser instalado no ambiente para combinar com as decorações utilizadas no apartamento. Veja abaixo os tipos mais comuns e qual o melhor piso para apartamento.

Tipos de pisos
Fonte/Reprodução: Original

Qual o piso mais usado atualmente?

O piso mais utilizado no Brasil é o de cerâmica, pois pode-se encontrá-lo em modelos, texturas, preços e qualidades diferenciadas. Esse tipo está por praticamente todos os apartamentos, uma vez que possui um nível extremamente inferior de porosidade.

Quais os tipos de piso para apartamento?

Existe uma variedade de piso para apartamento, no qual se torna algo bem complexo aos arquitetos e designers. Isto é, por conta da quantidade de estilos de piso, cores, formatos e acabamentos, torna-se complicado na hora da escolha.

Sofá de quadro sem decoração
Fonte/Reprodução: Original

Portanto, é importante que o profissional tenha uma decisão pronta e criteriosa que vá muito mais além da estética e dos futuros custos. Antes de mais nada, realize o cálculo de metro quadrado do piso para apartamento, pois assim será mais fácil de se livrar de futuras dores de cabeça.

Cerâmica (piso para apartamento)

O piso para apartamento no material de cerâmica é feito a partir da mistura entre argila e demais compostos químicos, que são postos a uma temperatura com cerca de 850°C. Justamente por essa mistura de cores é que as peças possuem tamanhos e modelos perfeitos para qualquer tipo de ambiente. É a escolha principal de pessoas que constroem casas/apartamentos ou realizam reformas.

Este piso pode ser posto no lado interno ou externo com uma recomendação para optar pelo piso antiderrapante. Realizar a limpeza neste piso para apartamento é prático, pois precisa apenas de um pano molhado, o que torna tudo muito mais prático e rápido.

Pisos de cerâmica possuem um material durável e é preservado, inclusive, por conta de seu valor inferior, oferece muito mais benefícios. A sua instalação é mais simples, econômica, porém é importante escolher uma ótima argamassa para que a instalação do piso cerâmico seja feita com sucesso.

É importante fazer a instalação do piso de cerâmica antiderrapante na varanda, pois será mais seguro e efetivo contra a água da chuva, por exemplo.

Porcelanato

Por sua versatilidade e diferentes tipos de decoração, variedade de cores e modelos, além de possuir alta resistência ao fogo, absorver pouca água e ser fácil de limpar, o piso de porcelanato é um piso frio, que é indicado para uso em apartamentos e casas, quanto ao setor comercial.

O principal modelo de porcelanato é o polido, pois este é o mais popular quando se refere ao piso para o quarto, sala e corredor. O porcelanato polido possui um intenso brilho que às vezes reflete. O ambiente do piso para apartamento torna-se moderno e bem aconchegante.

Existe outro modelo de porcelanato conhecido por acetinado, que como seu nome diz, possui um acabamento menos brilhoso, além de dar um ar mais aconchegante para casa. Ele não risca, não mancha e é difícil levar escorregões pela casa.

Por fim, há o porcelanato esmaltado, que possui uma camada de esmalte acima de seu revestimento. Há outras características relacionadas com sua superfície, como áspera, brilhosa, lisa e mate.

O revestimento esmaltado possui maior facilidade para ser cuidado, além de ter similaridades com a cerâmica fria, que não requer uma manutenção feita por muitas vezes. Basta um pano úmido para realizar a limpeza. É importante saber escolher qual piso para apartamento combina mais com seu gosto.

Cimento queimado

O cimento queimado nada mais é do que uma argamassa misturada com areia, cimento e água, que costumeiramente após estar pronta é posta sobre o contrapiso, com espessura média de até 30mm.

A partir deste momento, ocorre todo o processo para a queima, ou seja, deve ser jogado cimento em pó acima da massa fresca para poder nivelá-la com ajuda da desempenadeira de aço. Isto permitirá que o pó consiga adquirir o aspecto nivelado quando for completamente espalhado.

Lembre-se que o cimento queimado precisa ser selado e impermeabilizado a cada cinco anos, pois seu material é poroso.

Para quem gosta de um ambiente rústico, esse tipo de piso é perfeito, pois há muitas vantagens e dentre elas está o seu baixo valor, que é inferior aos de porcelanatos. Vale a pena investir em um piso para apartamento feito de cimento queimado.

Ladrilho hidráulico

Com duração de até 50 anos, o ladrilho hidráulico é uma peça artesanal e é necessário contratar pessoas especializadas para sua instalação. Este tipo de piso requer uma manutenção simples e rápida, que consiste apenas de um pano e detergente neutro, sem qualquer tipo de produto químico, pois as peças podem ficar manchadas.

Essa impermeabilização é refeita a cada 5 anos. Pisos hidráulicos tem uma variedade de estampas que agradam muitas pessoas.

  • Psicodélicos: Esses azulejos são indicados para pessoas que gostam de um toque mais alegre na decoração, e esse tipo de estampa é justamente aquele que parece uma coisa, mas se transforma em outra;
  • Geométrico: Era tendência por volta dos anos 60 e é um estilo conhecido atualmente como retrô;
  • Floral: Flores e galhos lembram muito decorações da casa das avós, por serem marcantes e seguem para uma tendência mais vintage;
  • Tradicionais: Esses ladrilhos não têm cores tão intensas e são marcados pelo modo clássico do tom azul, que contam com desenhos similares aos arabescos.

Esses pisos podem ser postos no banheiro, lavanderia, varanda ou sacada e tudo dependerá apenas de sua decoração para tornar todo o ambiente no qual o piso para apartamento está, bem especial.

Mármore

O piso de mármore é o mais belo piso e é importante impermeabilizá-lo, além de fazer a limpeza correta. Em especial, o piso de mármore é costumeiramente muito utilizado em lugares que possuem um clima bem tropical, para diminuir as sensações de calor.

Para o ambiente externo, opte sempre por mármores que não sejam polidos, com ar mais rústico e que evitem fazer as pessoas escorregarem.

Qual o melhor tipo de piso para limpar?

Tanto o mármore e o porcelanato são os mais fáceis de realizar a limpeza, uma vez que são resistentes, impermeabilizados e disfarçam sujeiras. No caso do porcelanato, não há a absorção de água, tampouco impurezas, por não ter muita porosidade.

Piso limpo
Fonte/Reprodução: original

Opte por tons de pisos entre o cinza e bege, pois não dão muito destaque para todas as sujeiras. No entanto, isso dependerá do estilo de piso a ser utilizado. Realize a limpeza sempre com um pano úmido, passe com cuidado a fim de remover todos os resquícios de sujeira que possam existir naquele ambiente. O piso para apartamento com maior facilidade de limpeza é e sempre será o mais atrativo.

Qual o piso mais barato para apartamento?

O piso para apartamento laminado é a melhor opção para quem quer investir um pouco menos, pois é ótimo em custo benefício em comparação com outros modelos. Esse piso possui em sua composição micropartículas de madeira, e se encaixa perfeitamente nos cômodos internos de todos os apartamentos.

Não pense que as vantagens do piso laminado acabam por aí, pois a sua instalação é um processo fácil, e não há a necessidade de ter o contrapiso nivelado. Pode durar até 16 anos, inclusive é indicado para lugares com maior número de pessoas.

É versátil por possuir cores e desenhos distintos, que combinam com todo tipo de decoração. Pode-se instalar em quartos, salas, nos corredores e até mesmo dentro da cozinha. Para limpar o laminado é preciso apenas de um pano seco porque o revestimento não pode absorver a umidade.

Invista sempre pelo conforto do piso para apartamento, tanto pelos detalhes, tamanhos e cores que devem ser estudadas antecipadamente para não sentir arrependimento a partir do momento em que for instalado o material. Cada piso possui sua particularidade e beleza, com suas vantagens, que também exigem um cuidado mais especial.


Adicionar comentário