MSA Imóveis - Imobiliária especialista nos bairros de Perdizes, Pompeia e Pinheiros
Um homem segura uma ilustração de diversos imóveis

Qual a porcentagem de um corretor de imóveis


Os corretores de imóveis são uma parte fundamental da compra ou da venda dos imóveis. Saber mais sobre esses profissionais pode ajudar na hora de decidir procurar por uma imobiliária ou contratar um corretor de imóveis autônomo. Este artigo trata das porcentagens que os corretores recebem.

Um homem segura uma ilustração de diversos imóveis
Fonte/Reprodução: Canva

Entre os assuntos abordados estão: o que faz um corretor de imóveis, para deixar claro a importância desses profissionais; qual a porcentagem de um corretor; o que influencia no salário dos profissionais e as diferenças entre um corretor de imóveis que trabalha em imobiliárias e os que são autônomos.

Neste texto, os compradores, os clientes, os proprietários e aqueles que querem se tornar um corretor de imóveis podem conhecer mais sobre a profissão. É importante tirar todas as dúvidas para comprar, vender ou alugar da forma mais prática e tranquila possível. 

O que faz um corretor de imóveis? 

O corretor de imóveis é responsável por todo o processo de compra e venda dos imóveis. Desde a pesquisa de mercado até o fechamento do contrato, o corretor está presente. O CRECI fiscaliza esses profissionais, portanto, é confiável contratar um corretor de imóveis.

Como obter mais informações sobre o corretor de imóveis?

Para saber mais informações sobre os corretores de imóveis é muito fácil. Basta procurar o site do CRECI do estado desejado. No estado de Minas Gerais, por exemplo, o CREDI disponibiliza muitas informações online para os corretores e para a sociedade. 

Há uma página de fiscalização em que é possível encontrar irregularidades, agentes de fiscalização, etc. Na parte de informações para a sociedade, é possível consultar uma lista de corretores imobiliários. 

A importância de um corretor de imóveis 

É fundamental contar com o apoio de um corretor, pois eles facilitam todas as questões referentes às negociações. Por terem conhecimento, até mesmo jurídico, o corretor de imóveis está apto a exercer esse papel importante. A compra ou a venda será mais facilitada, além disso, os clientes poderão tirar quaisquer dúvidas durante o processo.

As imobiliárias também são muito importantes, pois por meio delas, se pode ter mais informações, opções de imóveis e ainda é possível contar com uma equipe jurídica própria, como é o caso da MSA imóveis. Para conhecer mais sobre essa imobiliária, basta acessar o site, que é intuitivo e fácil de navegar, e procurar por informações.

Qual a porcentagem de um corretor de imóveis?

A comissão é estipulada pelo CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis. O CRECI está presente nos estados, portanto, em cada localidade, a porcentagem de um corretor de imóveis pode variar. Normalmente, essa taxa é de 6%, mas pode chegar a 10%.

Como calcular a porcentagem do corretor de imóveis

Existem algumas equações para calcular a porcentagem dos corretores de imóveis. A comissão de corretagem – em que o corretor é autônomo – é calculada dentro do valor total do imóvel juntamente com o percentual da comissão do corretor, dessa forma, se chega a um valor.

Quando o corretor trabalha em uma imobiliária, a equação deve ser feita ao levar em conta a comissão da corretagem paga à imobiliária juntamente com a porcentagem que a imobiliária irá repassar ao corretor de imóveis. 

Uma chave e seu chaveirinho
Fonte/Reprodução: Canva

Portanto, o corretor de imóveis autônomo recebe a porcentagem total da comissão, enquanto o corretor contratado pelas imobiliárias recebe uma parte da porcentagem da comissão direcionada às imobiliárias. Abaixo, mais algumas informações sobre essa questão serão explicadas.

O que influencia no salário de um corretor de imóveis?

O salário do corretor de imóveis pode variar bastante, pois dependem de muitos quesitos. Alguns deles estão presentes, logo abaixo, para que as dúvidas referentes a essa questão sejam tiradas. 

Taxa de corretagem e comissão influenciam no salário do corretor de imóveis?

Sim, para os corretores de imóveis contratados pelas imobiliárias, pode haver um salário fixo. Os valores da corretagem e da comissão são acrescentados a essa quantia. Também pode ocorrer do corretor, mesmo trabalhando em uma imobiliária, receber apenas as taxas de corretagem e a comissão, sem um valor fixo mensal.

Os corretores de imóveis autônomos se mantêm justamente com as taxas. Como não são contratados por nenhuma imobiliária, o valor recebido por mês dependerá das comissões e taxas dadas pelos clientes. Portanto, nos dois casos, as taxas de corretagem e de comissão vão influenciar diretamente no salário dos corretores.

A quantidade de negócios fechados influencia na porcentagem do corretor de imóveis? 

Sim. Cada negócio irá render uma porcentagem destinada ao corretor de imóveis, portanto, quanto mais negócios fechados, maior será a porcentagem que ele irá ganhar. Os corretores de imóveis que trabalham em imobiliárias muitas vezes têm acesso a mais clientes, pois a imobiliária conta com um público maior.

O valor dos imóveis pode influenciar no salário do corretor de imóveis?

Sim. Alguns corretores chegam a ganhar 10% do valor total do imóvel vendido, portanto, se o valor for R$50.000, o corretor de imóveis ganhará R$5.000. Tudo isso dependerá de como é a taxa no local em que o corretor trabalha, e se ele presta serviços como autônomo ou em uma imobiliária.

Locação de imóveis também influencia? 

A locação de imóveis também influencia no salário do corretor de imóveis. Normalmente, a porcentagem das locações feitas por intermédio do corretor vão de 5% a 10% do valor pago mensalmente pelo locatário.

O local do imóvel influencia na porcentagem?

Outro fator que irá influenciar na porcentagem do corretor de imóveis é a localidade do imóvel. O imóvel urbano, rural e o industrial têm variações de porcentagem. É importante calcular de acordo com o CRECI do estado em que o corretor de imóveis irá trabalhar, pois essa é a instituição responsável pelos corretores de todo o estado.

Diferenças de porcentagem entre corretor autônomo e o de imobiliária

Existem algumas diferenças entre a porcentagem dos corretores autônomos e dos que trabalham em imobiliárias. A seguir, esse será o ponto discutido. Caso alguma dúvida continue, o site da MSA imóveis contém um telefone para contato e um WhatsApp disponível para que o cliente contate a imobiliária e tire dúvidas.

Corretor autônomo

A vantagem de ser um corretor autônomo está no fato de que todas as taxas e comissões recebidas serão destinadas apenas para ele. Mas por outro lado, o autônomo não tem um salário fixo, o que faz com que o profissional tenha algumas incertezas durante o mês e sobre o salário que irá conseguir.

Corretor de imobiliária

O corretor de imobiliária tem a vantagem de, em alguns casos, poder contar com o salário fixo, além da porcentagem das taxas. Isso leva o corretor a ter uma maior estabilidade financeira, mesmo que a porcentagem seja menor. 

Outro fator diferencial, é que o corretor de imóveis pode contar com os clientes da imobiliária, dessa forma, o salário dos profissionais também pode aumentar, pois terão acesso a mais clientes.

Como escolher uma imobiliária de confiança

Ao procurar uma imobiliária, é preciso se atentar para alguns pontos como a seriedade, a competência, os imóveis disponíveis e a disponibilidade dos profissionais para tirar dúvidas e atender os clientes da melhor forma possível. 

Uma pessoa está indo segurar
Fonte/Reprodução: Canva

A MSA imóveis se encaixa em todos esses quesitos fundamentais. A experiência dos profissionais da parte jurídica é um ponto muito positivo, pois mostra como a imobiliária está comprometida a oferecer o melhor aos seus clientes. A venda, a locação e a administração também são funções oferecidas pela MSA imóveis. 

Com esses profissionais, a qualidade e o comprometimento são garantidos. Para saber mais sobre a MSA imóveis, eles disponibilizam um site, portanto, é possível tirar dúvidas sem se deslocar do conforto do lar. Todo o processo de venda ou compra também será mais confortável com a ajuda dos corretores dessa empresa.


Adicionar comentário