MSA Imóveis - Imobiliária especialista nos bairros de Perdizes, Pompeia e Pinheiros
Corretor de imóveis em sua mesa

O que precisa para ser um corretor de imóveis?

Já pensou em ser um corretor de imóveis? Essa área engloba diversos conhecimentos e nichos de atuação. Saiba tudo sobre esse profissional e como ele atua!


Quem deseja ser corretor de imóveis precisa começar a pensar o que faz esse profissional. Contudo, não é fácil tomar a decisão do que fazer ao sair do Ensino Médio ou quando se quer trocar de emprego e buscar novos desafios, por isso, esse artigo está aqui para ajudar. 

Mulher segurando miniatura de casa, com pasta na mão e roupa social para ilustrar um corretor de imóveis
O que precisa para ser um corretor de imóveis? Fonte: Freepik. 

Para ser um corretor de imóveis é preciso passar por algumas etapas. Para ajudar aqueles que desejam entrar para essa profissão, este artigo contém informações como o que é um corretor de imóveis, quais as atividades exercidas por esse profissional, os requisitos para se tornar um e os cursos indicados para essa profissão.

O que é um corretor de imóveis?

Esse profissional apresenta os imóveis aos clientes e os acompanha em todo o processo de compra, inclusive nas questões jurídicas. O corretor pode dar opiniões sobre os imóveis para avaliá-los. Existem várias outras possibilidades nessa profissão e uma delas é cuidar de condomínios na parte administrativa.

Quais as atividades exercidas pelo corretor de imóveis?

Para facilitar o entendimento das atividades de um corretor, serão listados, a seguir, as funções que podem ser exercidas por esses profissionais:

  • Intermediação de compras, locação, administração e vendas;
  • Cuidar dos documentos para realizar as transações dos imóveis;
  • Pesquisa de mercado;
  • Entrevista com os clientes;
  • Dar suporte aos clientes;
  • Montar estratégias para comercializar os imóveis.

Para aqueles que querem entrar no ramo imobiliário, é fundamental saber as atividades que podem ser feitas pelos corretores imobiliários. A profissão tem um leque bem aberto de funções e não se prende apenas em vender imóveis. É importante pesquisar para que os equívocos possam dar lugar ao conhecimento. 

Áreas de atuação do corretor de imóveis

Além de entender quais são as atividades exercidas pelo corretor de imóveis, também é relevante saber em quais áreas esse profissional pode atuar. Listados a seguir, estão alguns possíveis campos de trabalho:

  • Gestor de fundos do ramo imobiliário;
  • Administrador de imóveis;
  • Corretor de imóveis.

Nota-se que é uma área bastante abrangente e, como mencionado, não se prende somente ao que ela sugere fazer. 

Quais os requisitos para ser um corretor de imóveis? 

Neste tópico, será possível conferir alguns requisitos para entrar no ramo imobiliário como corretor:

  • Ter concluído o Ensino Médio;
  • Ter 18 anos ou mais;
  • Ter registro no CRECI. 

Esses três requisitos são os mais importantes e fundamentais, sem eles não é possível ser um corretor de imóveis. Por isso, se organizar e preencher as exigências é indispensável para o início da carreira.

É preciso ter ensino superior ou capacitação técnica para ser corretor de imóveis?

Apesar de não ser uma exigência, ter cursado o ensino superior pode ajudar na hora de conseguir um emprego de corretor de imóveis em alguma empresa. Por outro lado, se a pessoa optar pela autonomia, o curso superior não será essencial para entrar no ramo.

Corretor de imóveis entregando chave da casa para casal
É preciso ter ensino superior ou capacitação técnica para ser corretor de imóveis? Fonte: Freepik. 

Mesmo que a pessoa não tenha feito uma faculdade, o curso para tirar o CRECI – citado na lista de exigências para se tornar um corretor de imóveis – é essencial. Além disso, se for possível fazer cursos que irão enriquecer o trabalho como corretor de imóveis, não se deve desperdiçar a chance. 

Aprender cada vez mais sobre a profissão sempre ajuda para que a qualidade do serviço prestado aumente ao decorrer do tempo. Os cursos para agregar na profissão devem ser sempre de qualidade, por isso é indicado procurar por informações antes de escolher para ter a certeza de que o estudo valerá a pena. 

Cursos de corretagem de imóveis

Cursos que envolvem matemática, arquitetura e informações jurídicas são importantes para trabalhar no setor imobiliário. Os cursos podem ser presenciais ou à distância. A escolha do curso é fundamental para que, posteriormente, seja mais fácil adentrar no mercado de trabalho.  

Para quem quer aprender mais sobre como funciona a área imobiliária, o curso Técnico de Transações Imobiliárias ajuda de forma efetiva. Esse curso tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), dessa forma, é seguro afirmar que é um curso de qualidade com a duração de um ano.

Outras possibilidades são os cursos de Gestão Imobiliária e Negócios Imobiliários. A duração pode variar de dois a três anos. O diferencial desses cursos é mostrar mais a fundo o mercado imobiliário, pois tem mais tempo de duração do que o curso técnico. Além disso, é possível obter o diploma de curso superior através dessas duas opções.

O registro obrigatório é necessário para ser corretor de imóveis? 

Sim, pois a profissão de corretor conta com dois Conselhos para regulamentar e fiscalizar suas atividades: o CRECI e o Cofeci. A seguir, mais informações estão disponíveis para que não reste nenhuma dúvida sobre o assunto.

O registro para ser corretor de imóveis estará finalizado após um ou dois meses, em média e o CRECI é o responsável por aprová-lo. Para obter o registro são necessários alguns documentos como CPF, comprovante de residência e de conclusão do Ensino Médio, foto 3×4, sem esquecer de um dos quesitos mais necessários que é a comprovação de curso técnico. 

O que é CRECI

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) está presente em muitos estados do país. Para ser um corretor de imóveis é necessário ter credenciamento do CRECI e seguir todas as regras regulamentadas por esse conselho. 

É interessante entrar no site do CRECI do estado de preferência para conhecer mais sobre o trabalho do Conselho. No site do CRECI de alguns estados é possível ver notícias, verificar o Portal de Transparência, consultar corretores imobiliários, conferir os benefícios da profissão, entre outras tantas opções.

O que é Cofeci

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) fiscaliza os corretores de imóveis do Brasil e a sede fica em Brasília. O site do Cofeci contém muitas informações para ajudar os corretores imobiliários e aqueles que desejam se tornar um. O site é ótimo por também estar acessível em libras, o que faz com que o acesso seja mais democrático.

A aba “Serviços” contém várias opções e entre elas é possível encontrar “Escolas Credenciadas” em que há uma lista de algumas instituições de cursos de Avaliação Imobiliária. Também há uma aba sobre o Mercado Imobiliário com informações valiosas que irão agregar no trabalho do corretor de imóveis. 

Quais os diferenciais para se destacar na área? 

Como o corretor lida muito com as pessoas, é muito importante que o profissional seja bom em se comunicar tanto para mostrar os imóveis quanto na hora de negociar com o cliente. Outro ponto fundamental é ser paciente para encontrar os imóveis certos, além de persistir quando necessário na medida certa.

Corretor de imóveis em sua mesa olhando para o lado junto a uma calculadora, documentos e uma miniatura de casa
Quais os diferenciais para se destacar na área? Fonte: Freepik.

Estar por dentro das leis e técnicas específicas do meio imobiliário também é um diferencial para se destacar. Como o corretor não tem um salário muito estável, é preciso sempre buscar por diferenciais que trarão mais compradores e, consequentemente, o profissional irá despertar o interesse de algumas empresas imobiliárias.  

Estágio na área de corretagem de imóveis

Em qualquer curso, os estágios são fundamentais para colocar em prática o que foi aprendido nas aulas. O estágio deve ser de 128 horas e, após preencher todo o horário, o aluno terá acesso ao diploma. Portanto, o estágio é essencial para concluir a formação. 

O próprio curso, geralmente, conta com empresas para enviar seus estagiários. Ao fazer a matrícula, é bom se informar como essa questão funciona para não ter surpresas quando for necessário estagiar como corretor de imóveis. 

Gostou de conhecer mais sobre a área de corretagem e formação do profissional que a executa? Comente abaixo para nos contar e, em caso de dúvidas, responderemos assim que possível! 


Adicionar comentário