MSA Imóveis - Imobiliária especialista nos bairros de Perdizes, Pompeia e Pinheiros
Como-ficou-o-ambiente-de-casa-na-pandemia

Como ficou o ambiente de casa na pandemia?


O ambiente de casa na pandemia se tornou um dos fatores mais assustadores no ano de 2020, principalmente porque muitas pessoas não possuem o costume de ficar em casa, tampouco trabalhar em home office.

Como-ficou-o-ambiente-de-casa-na-pandemia
Fonte/Reprodução: original

O ambiente residencial teve de se adequar às necessidades de cada família em questão de dias, tanto pelo trabalho quanto pela vida escolar das crianças.

A pandemia dentro de casa

No ano de 2020 a partir do momento em que se iniciou a quarentena no Brasil, em meados de março, muitas pessoas se viram perdidas com relação ao trabalho, escola dos filhos e como conseguiriam trabalhar através do Home Office.

Pessoas adquiriram ansiedade por serem obrigadas a ficarem presas no ambiente de casa na pandemia, sem ver absolutamente ninguém e abdicar do contato físico, de interações sociais, de passeios ao ar livre em shoppings, parques, idas à academia, restaurantes ou simplesmente embarcar em uma viagem.

A sensação que a pandemia de Covid-19 trouxe à população era de medo e solidão para muitas pessoas, que tiveram de se desdobrar para conseguir aguentar os longos meses que se sucederam. 

Era assustador deixar de escutar o som de buzinas de carros e motos pelas ruas agitadas de grandes metrópoles, além de observar toda a circunstância todos diariamente no ambiente de casa na pandemia.

Existem pessoas que descobriram ser melhor viver sozinho do que conviver com muitas pessoas, ao considerar que dias sem pandemia são geralmente fora dos apartamentos e casas. Por outro lado, houve um aumento na adoção de cães nos Estados Unidos, que vivem em um lar novo na companhia de donos amorosos.

O que mudou na rotina do ambiente de casa devido à pandemia?

Muitas coisas tiveram de mudar, para que todas as pessoas ao redor do mundo conseguissem entrar em uma nova rotina, que se tornou completamente tediosa e monótona.

Passar a maior parte do dia no ambiente de casa na pandemia, dificilmente seria imaginado por bilhões de pessoas em tão pouco tempo. Por este motivo, os brasileiros sofreram e muitos ainda sofrem, pois não se habituaram às medidas de lockdown e manter-se em quarentena, sem poder ver e conversar com amigos e familiares.

Isto inclui especificamente trabalhadores, que precisaram montar um escritório para que pudessem de fato trabalhar dentro de casa. O fator prejudicial nesse meio, se deu também com relação aos familiares que precisaram se acostumar à nova vida.

Chefes de família e demais membros que dividem o ambiente domiciliar, tiveram de buscar recursos e se adaptar para não atrapalhar aqueles que tinham de trabalhar ou estudar exclusivamente dentro de casa.

Um fator importante que deve ser considerado é que, muitas vezes, o ambiente de casa na pandemia teve de ser modificado para atender demandas variadas. Uma delas é a situação das crianças, que sem as aulas presenciais, impuseram rotinas que antes eram delegadas às escolas e professores. Forçar o trabalhador a conciliar sua rotina de produção à formação acadêmica de filhos e dependentes é uma tarefa muito desafiadora.

Comprar imóveis na pandemia: quais os diferenciais buscados

Muitas pessoas passaram a optar por casas ou apartamentos mais amplos, nos quais seja possível espairecer no jardim e dar espaço para as crianças tomarem sol e aumentar a imunidade, além de poderem brincar sem precisar pôr o pé para fora de casa e encarar a rua, que era algo perigoso com o vírus à solta.

Como-ficou-o-ambiente-de-casa-na-pandemia-3
Fonte/Reprodução: original

A procura de casas e apartamentos aumentou rapidamente de 2020 para 2021, visto que fugir do marasmo é sempre a melhor opção. Muitas pessoas se sentem sufocadas dentro de suas próprias casas, e a principal alternativa é a de mudar-se.

Casas com Jardim

Para ter um momento de lazer e se divertir com família e amigos, muitas pessoas passaram a optar por casas mais amplas, que possuem jardim. Desse modo, as crianças podem sair para o espaço externo da residência para brincar, e os adultos podem aproveitar o espaço para conversar e procurar algum momento de distração atribuído aos momentos de preocupação sobre a Covid-19.

Árvores, plantas, animais de estimação e uma rede fazem toda a diferença na hora de escolher a nova residência. São quesitos importantes na escolha no momento de buscar alternativas para essa nova condição imposta pela pandemia.

Coberturas e apartamentos amplos

Outra alternativa que as pessoas precisaram recorrer em busca de diversão e espaço tanto para si quanto para as crianças, é justamente alugar coberturas ou apartamentos amplos que contam com jardim, piscina aquecida, piscina infantil, playground, além de contar com quadra poliesportiva para os adolescentes que gostam de praticar esportes.

Pesquisar em sites de imóveis pode ser bem complicado, porém é possível encontrar este tipo de imóvel diretamente no site da MSA Imóveis. A qualidade de cada lugar oferecido para alugar ou comprar é inegável, além de dar um ar novo para aquelas pessoas que precisam de mudança e desejam viver uma nova vida em segurança.

Varandas Gourmet

Recorrer às varandas gourmet é outra maneira de escapar do tédio gerado pela pandemia, ou seja, é possível se reunir em um ambiente externo com uma variedade de equipamentos úteis para ter lazer ou para comemorar datas especiais junto da família.

Normalmente, as áreas gourmet se estendem da sala e/ou cozinha, além de ter sido projetada especificamente para trazer total conforto e maior diversão para crianças e adultos. 

Mais espaços de lazer

Adquirir um imóvel novo em época de pandemia se tornou um motivo a mais para que as pessoas pudessem se distrair em um novo ambiente, de modo que se sintam bem onde escolheram viver. Por este motivo, a escolha de espaços mais amplos teve um aumento.

Pais e mães optaram por um ambiente maior, para que as crianças pudessem brincar e ter seus momentos de lazer e não sofressem estresse por conta das aulas à distância das escolas. Desse modo, elas poderiam brincar sem deixar de sair do conforto do lar. 

Como mudou o olhar em relação ao lar durante a pandemia?

O ambiente de casa na pandemia pode ser tanto bom quanto ruim, simplesmente dependerá do ponto de vista de cada pessoa, e isto costuma ocorrer porque as pessoas acabam por perceber determinadas coisas em casa que antes não observavam. 

As pessoas se tornaram, no geral, mais observadoras, de modo que percebem algo no ambiente de casa na pandemia que se torna um incômodo ou conforto e deverá ser alterado, conforme a necessidade, para gerar melhor harmonia.

Dessa forma, as pessoas notaram que é possível realizar uma série de tarefas interessantes que não faziam antes, mesmo que a pandemia de Covid-19 esteja próxima do fim, após o avanço da vacinação.

A mesa de jantar pode ter se tornado um ambiente de trabalho ou estudos, por conta do home office ou EAD das crianças e adolescentes. Atualmente não se trata somente de estética, mas da ergonomia, além de trazer beleza e um espaço acolhedor ao lar. 

Quais opções de diversão no lar se destacaram na pandemia? 

Como um método para fugir do tédio do isolamento social, as pessoas passaram a assistir mais lives pelas plataformas na internet, além de adquirir maior conhecimento, puderam aprender novas habilidades, ou apenas ter um momento de lazer entre o trabalho home office. O ambiente de casa na pandemia, fez com que as pessoas passassem mais tempo conectadas para se distraírem. 

O  ambiente de casa na pandemia levou os adolescentes a passar mais tempo em lives, além de acompanhar outras categorias distintas como jogos de videogame por exemplo. No caso das pessoas que têm filhos, houve a descoberta de hobbies novos para serem desenvolvidos aos finais de semana. 

Que práticas de hobbies no ambiente de casa foram comuns na pandemia? 

Uma das principais práticas aprendidas pelas pessoas no ambiente de casa na pandemia, seria a jardinagem. Esta é uma atividade sadia e agradável de praticar porque além de aprender, é possível cuidar de outra forma de vida ao regar, expor ao sol e colher de seus frutos.

Cultivar legumes, hortaliças e até ervas para chás, permitem que o tempo investido para ir até a feira, fosse investido no cuidado com a casa, mente, corpo e refeições sem agrotóxicos. Tudo isso sem colocar a família em risco.

Quais opções profissionais de trabalhar em casa cresceram na pandemia? 

No ambiente de casa na pandemia, a procura por profissionais de tecnologia da informação cresceram gradativamente, além de outros serviços específicos como o de reparos de equipamentos, logística e construção civil.

O mercado requer esses profissionais, seja para trabalhar em home office, uma vez que boa parte das empresas tenha se adequado perfeitamente a tal estilo, ou para trabalhar em obras ou apenas no conserto de determinados equipamentos. 

Quais lições aprendidas para o ambiente de casa na pandemia?

Uma das principais lições aprendidas para o ambiente de casa na pandemia de Covid-19, é a parte da higiene. A higienização de produtos, deixar os calçados do lado de fora da residência, utilização de máscaras, álcool gel e tantos outros novos hábitos, foram incorporados à rotina diária.

Outro ponto interessante, é o fato de que o ambiente de casa na pandemia trouxe para as pessoas uma lição importante: saber lidar com as mudanças. Por mais que o cotidiano das pessoas seja o de levantar cedo para trabalhar na correria, a pandemia chegou e isso teve de ser repensado de imediato.

Muitas pessoas conquistaram independência financeira, ou seja, juntaram dinheiro para que pudessem abrir uma pequena empresa para vender produtos ou alimentos, bem como oferecer serviços. Significa saber se reinventar da maneira que for possível. As pessoas aprenderam de muitas formas o significado de estar em isolamento e utilizaram isto ao seu favor.

Por fim, por mais que o ambiente de casa na pandemia para muitas pessoas possa ter sido entediante e chato, outras tantas aprenderam a ressignificar a situação e acabaram por realmente gostar dessa vida nova e diferente. Também possibilitou usar o tempo para aprender novas atividades, e claro, explorar novas coisas em casa, através do ambiente do seu lar na pandemia.

Estamos a disposição na MSA Imóveis para ajuda-lo a encontrar o imóvel que melhor se enquadra no seu padrão nestes novos tempos pós-pandemia.


Adicionar comentário